Informações Úteis

O que é um Bureau de crédito?

Um “Bureau” de crédito é uma agência que recolhe informações de crédito dos diversos credores e de outras fontes de informação de crédito relevantes no histórico de crédito do mutuário, e fornece essa informação, por um preço, a potenciais financiadores. As informações obtidas a partir de um bureau de crédito permite ao credor avaliar melhor a capacidade de pagamento dos mutuários.

O que é um Provedor de Informações de Crédito?

A legislação prevê quais as entidades que poderão ser fornecedores de informação de crédito para um bureau de crédito. Elas são,

(A) Um banco licenciado de acordo com a Lei Bancária vigente
(B) Uma instituição financeira licenciada de acordo com a Lei das Instituições Financeiras.
(C) Uma sociedade de construção licenciada de acordo com a Legislação Cabo – Verdiana.
(D) Um corretor de ações licenciado de acordo com a Lei de Valores Mobiliários.
(E) Qualquer pessoa que exerça uma atividade de venda de bens sob um contrato de compra e venda a crédito ou contratos de venda condicional.
(F) Uma entidade que publica informações sobre fatos e disputas de crédito.
(G) Um Gabinete de Crédito.
(H) Uma companhia de seguros registada ao abrigo da Lei do Seguro.
(I) Gabinete de empréstimo aos Estudantes.

Que tipo de informação é recolhido pelas agências de crédito?

De acordo com a Lei de Proteção de Dados, um bureau de crédito pode coletar as seguintes informações sobre os consumidores:

  • Informações sobre os meios financeiros dos consumidores e o valor do crédito em relação a transações envolvendo o mutuário
  • A quantidade e natureza dos créditos ou outras facilidades de crédito concedido ao consumidor
  • Medidas de segurança tomadas pelo consumidor nas de linhas de crédito contratadas (incluindo financiamentos de leasing e / ou locação-venda)
  • A natureza das garantias ou outros produtos não financeiros associados ao Histórico Financeiro do consumidor relevantes numa transação envolvendo o mesmo.

Análise das informações acima, incluindo as conclusões quanto ao valor do crédito que pode ser na forma de pontuações numéricas ou alfabéticas.

Como é que o departamento de crédito obtém as minhas informações?

Creditinfo Cabo Verde assina acordos com entidades que vendem a crédito, para fornecer informações de crédito dos seus clientes a crédito, que, para aceder aos créditos, autorizam o acesso à base de dados permitindo o levantamento do seu histórico de pagamento de crédito. As informações enviadas para a agência incluem até sete anos de histórico de como você lidou com as suas obrigações financeiras junto a estas instituições.

Quais os produtos que serão oferecidos?

Relatórios de Crédito do consumidor

Relatórios de crédito das empresas

Avaliações de Crédito

O que é um relatório de crédito?

Um relatório de crédito é um resumo da sua experiência com as contas relacionadas com o crédito. Além de algumas informações pessoais básicas, como seu nome e endereço para ajudar a identificar o seu relatório.

Existem três tipos principais de informação em seu relatório de crédito:

  • Contas: Histórico de pagamentos em todos os seus bens imobiliários, empréstimos, compras a prazo e contas de crédito.
  • Registros Públicos: informações relacionadas com o Tribunal, incluindo falências, registros judiciais, penhoras fiscais, disputas monetárias e julgamentos.
  • Consultas de crédito: Fornecemos informações sobre todas as entidades que tenham solicitado uma cópia do seu relatório de crédito. (Sempre e quando o sujeito solicitar o seu próprio relatório, o nome dos inquiridores é fornecido).

O relatório de crédito não incluirá qualquer informação de crédito com mais de 7 anos

O que é um relatório do consumidor de crédito?

Este é um relatório sobre todos os detalhes das operações de crédito em que o indivíduo é ou esteve envolvido com as instituições que fornecem suas informações para o nosso departamento de crédito. Ele também irá incluir qualquer outra informação disponível de fontes públicas a partir do qual obtemos informações do entorno da empresa; disputas e julgamentos e os endereços atuais e passados.

O que é um relatório de negócios de crédito?

Um relatório de crédito de uma Empresa é semelhante ao relatório de crédito de uma pessoa física; no entanto, a informação será relevante para todas as empresas em Cabo Verde, incluindo micro, pequenas e médias empresas (MPME).

O que é uma pontuação de crédito?

A pontuação de crédito é um número atribuído por um algoritmo matemático que converte dados qualitativos a partir do histórico de informação de crédito em uma pontuação numérica. Este número representa a avaliação do risco associado com a concessão de crédito a um candidato com base no seu histórico de crédito.

O que é Gestão de Risco?

Gestão de riscos é o processo de avaliar corretamente o risco associado a uma atividade específica e, em seguida, colocar em prática as medidas adequadas para gerir e reduzir, se não eliminar, esse risco. Ele representa um custo associado ao crédito e normalmente é cobrado aos serviços associados, por exemplo sob a forma de taxas de juros, a fim de recuperar o custo desses serviços.

Quem pode solicitar um relatório de crédito?

  • O consumidor pode solicitar o seu próprio relatório de crédito para si ou para ser enviado para um terceiro.
  • Um provedor de crédito (por exemplo, os bancos) pode solicitar um relatório de crédito em nome de um cliente, que tenha consentido por escrito ao Creditinfo, para fornecer à esta instituição o seu relatório de crédito. A agência de crédito também pode ser obrigado a fornecer informações nos termos de uma decisão judicial no decorrer de inquéritos efetuados em determinadas circunstâncias.

Posso descobrir quem solicitou o meu relatório de crédito?

Um consumidor pode solicitar o seu próprio relatório de crédito que o Gabinete de Crédito irá fornecer todas as informações que possui. Isso inclui o nome e endereço de cada entidade para a qual foram feitas divulgações durante os últimos seis meses, a contar da data do pedido do consumidor. O consumidor pode solicitar o seu próprio relatório, sem custo, uma vez por ano civil. Os relatórios subsequentes num mesmo ano podem representar um pequeno custo adicional.

Como posso ter certeza de que a minha informação de crédito não é acessível a usuários não autorizados (hackers)?

O nível mais elevado de medidas de segurança foram implementadas por nossa equipe de TI e inclui segurança padrão senha, firewalls, tecnologia de criptografia e outras medidas de segurança. Nós também iremos manter um registro dos PIC que recolhem seu relatório de crédito onde a informação a partir deste registo é representado em relatórios fornecidos diretamente para você.

Como posso obter o meu relatório de crédito?

Três opções serão oferecidas para obter seu relatório de crédito:

  • solicitá-lo em pessoa nos escritórios da Creditinfo Cabo Verde
  • solicitá-lo através de um dos nossos provedores de informação de crédito (a ser lançado)
  • pedido on-line usando o nosso interface online, creditinfo.cv (a ser lançado)

Em todos os casos, será necessária a identificação adequada.

Quanto custa para obter uma cópia do meu relatório de crédito?

Um consumidor tem direito a receber um relatório de crédito gratuito em cada ano civil, mediante apresentação de um pedido por escrito. Quaisquer pedidos subsequentes pelo consumidor exigirão o pagamento das taxas.

Quando é que a minha pontuação de crédito mudará?

Sua pontuação de crédito irá mudar à medida que os relatórios de crédito mudem. Quando uma nova informação é adicionada ao seu relatório de crédito; o pagamento de uma dívida, novas facilidades de crédito, a eliminação de uma dívida etc., ou informações com mais de sete anos, que são removidos, o relatório mudará.

Será que vai haver um relatório de crédito ou pontuação para todos?

Se você não tem nenhum histórico de crédito com um dos fornecedores do Gabinete de crédito em nossa base de dados, você provavelmente não terá nenhum relatório de crédito nem uma pontuação de crédito disponível em nosso Gabinete de Crédito. Os consumidores terão de aprender a construir um histórico de crédito, contraindo créditos, mesmo se não for necessário, e reembolsando de acordo com o estipulado. Um simples cartão de crédito pode representar um histórico.

O que é uma boa pontuação de crédito?

É difícil absolutamente definir “bom” fora de contexto uma vez que diferentes instituições vai se concentrar em diferentes segmentos do intervalo de pontuação como o seu mercado-alvo. No entanto, uma pontuação de crédito que é maior do que 550 seria provavelmente considerado ‘bom’.

Que informação vai para o cálculo de uma pontuação de crédito?

A pontuação de crédito tem três áreas-chave do seu relatório de crédito: informações de conta (tais como cartões de crédito, empréstimos para automóveis, empréstimos estudantis, e hipotecas etc.), registros públicos (tais como privilégios fiscais ou falências) e consultas (pedidos pelos credores para ver o seu crédito). Informações como raça, gênero, onde você vive e estado civil não são utilizados na pontuação de crédito.

O que devo fazer se houver um erro no meu relatório de crédito?

Se houver informações incorretas no seu relatório de crédito e se desejar corrigi-las, você tem duas opções disponíveis. Você poderá entrar em contato direto com a instituição que reportou a informação ou você pode efetuar uma queixa contra o Gabinete de crédito. Um Gabinete de crédito deve verificar todas as informações incorretas e retifica – las.

Quanto tempo leva para ser retificada a informação quando se apresenta uma queixa?

Uma vez que uma denúncia é feita para um Gabinete de crédito, o Gabinete deverá tomar medidas para confirmar, corrigir ou complementar as informações até catorze dias após a denúncia.

Como é transmitida a informação corrigida por um bureau de crédito para os credores?

Sempre que as informações de crédito forem alteradas, uma cópia do relatório alterado é enviado pelo departamento de crédito a cada instituição / pessoa a quem o bureau de crédito divulgou as informações imprecisas ou incorretas. O consumidor também é notificado quando as alterações forem feitas.

Como as informações fornecidas pelo departamento de crédito deverão ser usadas?

Um provedor de informações de crédito pode usar as informações de crédito para facilitar a extensão de um empréstimo ou qualquer outra facilidade de crédito ao consumidor. Além disso, uma vez que a permissão é concedida pelo consumidor, as informações de crédito também podem ser usadas por um provedor de informações de crédito para:

  • Facilitar uma transação comercial financeiro ou outro, envolvendo o consumidor;
  • Subscrição de seguros que envolvam o consumidor;
  • Efeitos de empregabilidade do consumidor;
  • Outras finalidades, de acordo com as instruções escritas específicas do consumidor;

Como a informação a partir de um bureau de crédito poderá beneficiar o consumidor mediano?

Informações de uma agência de crédito permite ao credor avaliar com maior precisão o valor do crédito de um mutuário. Isso permite aos credores avaliar melhor o risco de cada crédito e cobrar conforme. Por isso, os potenciais mutuários com bons históricos de crédito podem beneficiar de taxas de empréstimos reduzidos e poderão ter uma posição mais forte de negociação.

Quem ou o quê que determina se eu consigo um empréstimo?

Bancos, companhias de cartão de crédito, concessionárias de automóveis, e outros credores em geral são aqueles que decidem se você obterá o empréstimo. A maioria das empresas que emitem crédito ou empréstimos usará a pontuação de crédito para resumir o histórico de crédito do consumidor. Outros fatores também são usados para determinar se receberá ou não o crédito que solicitou – tais como receitas versus o valor do empréstimo – no entanto, uma pontuação de crédito é um indicador importante da sua solvabilidade básica.

Os Gabinetes de Crédito não decidem quem recebe o empréstimo!

 

Creditinfo Cabo Verde - Av. OUA, 39 - CP 105- ASA., Cidade da Praia, Cabo Verde
+238 263 8800 | +238 992 2491 
Developed by Obscural